RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Baunilha – a suavidade adocicada

Oriunda das grandes florestas virgens tropicais da América o Sul, o baunilheiro é uma planta trepadeira da família das orquídeas que pode atingir 15 metros de comprimento. A flor por si só é capaz de se fecundar... São por isso insectos com o seu vaivém, que asseguram a fertilidade da planta e permitem o nascimento das famosas vagens de baunilha, recolhidas entre Abril e Junho. Quando não há insectos, a fecundação é realizada com o auxílio humano por especialistas que chegam a ter a seu cargo 2000 flores por dia! Apreciada pelo seu aroma, a baunilha entre na composição de perfumes, produtos de higiene e em óptimas receitas de culinária. Como é calmante, estimula o apetite e a digestão, e dá um perfume delicado ás sobremesas e aos banhos.

Óleo essencial de Baunilha
O óleo essencial é extraído das folhas através de vapor de água.
Principais componentes: citronelol, geraniol.

Suavidade culinária
Para dar aroma às suas sobremesas, junte uma gota de extracto de baunilha por cada 500gr de compota, 4 gotas por cada 500gr de preparado para bolos 2 gotas por cada litro de gelado ou sorvete.

A massagem relaxante
Misture 50ml de óleo de massagem com 10 gotas de óleo essencial de baunilha e 10 gotas de óleo essencial de alfazema. Massaje o tronco e a nuca com este óleo para se descontrair. Para relaxar as crianças agitadas massaje-lhes a planta dos pés com este óleo ao deitar.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu