RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Acupunctura

O que a Acupunctura?

A acupunctura é uma técnica milenar que tem como objectivo principal equilibrar o fluxo de energia do corpo através do estimulo dos chamados meridianos ou pontos de acupunctura. Este estímulo é feito através de finas agulhas próprias que são introduzidas nos referidos meridianos.

Os meridianos ou pontos de acupunctura são...

Existem 12 meridianos principais e vários meridianos secundários, dos quais destacamos 2 de grande importância. Os 12 meridianos principais são constituídos pelos meridianos do pulmão, do intestino grosso, do estômago, do baço - pâncreas, do coração, do intestino delgado, da bexiga, do rim, da vesícula biliar, do fígado, do mestre do coração (também designado de meridiano da circulação e sexo) e do triplo aquecedor (este meridiano representa uma tripla acção – função respiratória, digestiva e endócrina).
Dos inúmeros meridianos secundários destacamos 2, o Jenn Mo, que rege a energia Yin do nosso organismo e que circula na região anterior do corpo e o Tou Mo que rege o Yang e circula na região posterior do nosso corpo.

O que é o Yin e o Yang?

Importa referir que o Yin e o Yang são 2 energias naturais opostas mas complementares que circulam no nosso corpo. A energia feminina Yin é passiva e tranquila e representa a escuridão, o frio e a expansão. A energia masculina Yang é agressiva e estimulante e representa a luz, o calor, a secura e a contracção.

Para que serve a Acupunctura?

Quando existe um desequilíbrio entre as energias Ying e Yang iremos ter dores e doenças no nosso corpo.
O tratamento pela acupunctura consiste em fazer fluir de forma equilibrada e harmónica a energia que pode estar estagnada ou em excesso nestes pontos, provocando as referidas dores e doenças de variadas índoles.

Importa referir que esta breve introdução à Acupunctura não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu