RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Aromaterapia

O que é a Aromaterapia?

A Aromaterapia é o uso de óleos terapêuticos essenciais extraídos de plantas naturais (ervas, plantas, frutos e na casca, raiz ou resina de diversas árvores) com o objectivo de estimular a boa saúde, o equilíbrio e o bem-estar. Os óleos essenciais usados neste tipo de terapia são bastante completos, já que podem exercer um poderoso efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias orgânicas voláteis que incorporam várias propriedades que formam a identidade e a energia vital de cada espécie de planta. Têm um alto poder terapêutico e são constituídos com composto orgânicos ricos, com uma complexa estrutura química.
O que torna estes óleos tão importantes é que estes afectam a pessoa como um todo: os seus sintomas físicos, a sua atitude e o seu estado de espírito.

Como actua os óleos essenciais?

Os óleos essenciais penetram no corpo de variadas formas: são absorvidos pela pele, passando para o sistema circulatório, podem igualmente ser inalados, passando para a corrente sanguínea pelos pulmões ou fazendo com que os sinais sejam transmitidos pelo sistema nervoso directamente para o sistema límbico do cérebro.

Como usar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extremamente fáceis de usar e muito seguros.
Estes podem ser usados pelas sua virtudes cosméticas e medicinais ou apenas pelos excelentes aromas. Existem muitas maneiras de usufruir das propriedades relaxantes e curativas destes óleos. Podem ser aplicados através de compressas, pomadas, no banho, em massagens, através de inalação e por aplicação directa.

Importa referir que esta breve introdução à Aromaterapia não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu