RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Plantas de outono – conselhos práticos 
Desde o final do verão ao princípio do Outono podemos sofrer ocorrências de febres, tais como a dos intestinos, a da oro-faringe, a dos brônquios ou mesmo a do aparelho genito-urinário.
De uma forma geral, para a febre recomendamos o chá de AIPO com mel e limão. Para os bebés que tenham cólicas ou a “febre dos dentes a nascer”, acrescenta-se erva doce. A erva-doce é ainda muito eficaz para os adultos com dores de estômago, azia ou mesmo má digestão com gases, o que ocorre com frequência nesta época do ano. Devido ao início da descida da temperatura ambiente, as constipações aparecem. Recomendamos a utilização do alho, do gengibre e do alecrim na alimentação. O gengibre com alecrim, limão e mel, pode ser utilizado como um delicioso e eficaz chá.
Um produto que aumenta a nossa defesa imunitária é o própolis. De forma preventiva ou curativa, a sua utilização é recomendada. Misture uma gota de própolis, para cada quilo de peso, com mel e posteriormente com sumo de frutas. Dependendo do estado, pode ser usado de duas a quatro vezes ao dia, por crianças, adultos, grávidas e idosos, e sem qualquer contra-indicação.

Uma outra situação frequente no Outono é a insónia. Neste caso, recomendamos chás ou vinho de hibyscus, alfazema com maçã, ou ainda raiz de lotus e capuchinha.

A depressão é igualmente comum nesta estação. Recomendamos chás ou vinho de hipericão, urze, raiz de lotus e capuchinho. Quanto a aparecimento de situações como a tensão arterial ou colesterol elevado, recomendamos o chá ou vinho de shitake ou solidago.

A asma e as alergias são também frequentes no Outono. Para a asma recomendamos a datura e para as alergias a beldroega, que se pode ingerir em sopa ou salada.

Assim como a natureza muda de cor no Outono, o nosso organismo também. Podem aparecer alterações da pele como manchas, psoríase, vitiligo ou dermatite atopica. Para estes problemas recomendamos o ganodera, bem como outros cogumelos outonais.

Finalmente, em paralelo com a queda de cabelo, os nosso cabelos também tendem a cair. Para a queda do cabelo, a alvegam com chá hera ou champõ com bagas de norça é eficaz.

No Japão, o Outono e a longevidade estão associados e a planta que representa esta associação é a ginkgo biloba, especialmente a amêndoa do seu fruto, que se chama “ginnan” – o alimento da longa vida.

(Prof. Dr. Francisco Castro)

Retirado de Agenda Natura

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu