RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Macrobiótica
O que é a Macrobiótica?
A Macrobiótica é um regime alimentar que consiste no consumo de cereais, legumes e frutas frescas. A palavra Macrobiótica significa Macro = grande, bios = vida, isto é, grande vida.
No final do século XIX um médico Japonês (Sagen Ishizuka) afirmou conseguir tratar numerosas doenças através de uma dieta exclusiva composta unicamente por cereais integrais e legumes. Georges Ohsawa foi um dos muitos discípulos de Ishizuka e foi o responsável pela divulgação da Macrobiótica pelo mundo inteiro.
Durante as últimas 3 décadas, Michio Kushi tem sido o grande impulsionador desta arte, aprofundando e praticando criteriosamente a linha macrobiótica. Radicado desde 1949 nos E.U.A., tem viajado por todo mundo (Portugal inclusive, onde esteve duas vezes, em Outubro de 1975 e Maio do ano seguinte) ensinando o caminho para uma vida mais saudável.
Os macrobióticos valorizam o poder energético dos alimentos baseados na lei imutável do chamado Princípio Único, a Lei de Yin e Yang. Quando estas forças estão em equilíbrio, significa que estão no Zen

A importância do Yin e Yang na nossa vida física e psíquica
Toda a prática macrobiótica se baseia no principio do Yin e Yang. Para conseguirmos compreender a Macrobiótica é necessário perceber este princípio.
O Yin e Yang são duas forças antagónicas que por serem diferentes uma da outra se contemplam e se harmonizam. Existem inúmeros pares de opostos Yin e Yang, tais como: o homem e a mulher, frio e calor, direito e esquerdo, o vegetal e o animais, entre outros.
Para que o equilíbrio se mantenha em harmonia é necessário que estas duas forças opostas mas inseparáveis estejam equilibradas.
O homem faz parte integrante e activa do universo. Assim para vivermos em paz com o mundo que nos rodeia é necessário que o nosso corpo não atinja excessos, devendo este estar em equilíbrio com estas duas forças, acompanhando o ritmo do universo.
O que sustenta o nosso corpo é o alimento, fundamental para nos mantermos saudáveis. Logo para mantermos o nosso corpo em perfeitas condições e ao mesmo tempo nos mantermos em sintonia com o universo temos de comer alimentos adequados, harmonizados e adequados, para que este não atinja os já referidos excessos.

Os 3 grupos de alimentos
Desta forma podemos dividir os alimentos em 3 grandes grupos, partindo dos mais equilibrados (Yin e Yang), para os menos equilibrados:

· Alimentos principais: cereais integrais (arroz, trigo, painço, aveia, centeio, cevada)
· Alimentos secundários: chá, sal marinho, legumes, verduras, raízes, frutas, óleos extraídos a frio.
· Alimentos opcionais: peixes, aves e ovos (quando menos, melhor para a saúde), leite e derivados (preferir os de soja ou de cabra)


Quando o Yang predomina sobre o Yin, sofremos de irritabilidade, estados de tensão, hiperactividade e insónia. Se acontece o oposto, o Yin predomina sobre o Yang sofremos de depressões, fadiga e problemas de sono.
O objectivo da Macrobiótica é adequar os alimentos energicamente segundo as necessidades de cada pessoa tendo em conta a sua idade, actividade física, sexo, equilibrando assim as duas forças opostas mas que se complementam. Os discípulos da Macrobiótica acreditam que a saúde e a harmonia do corpo e do espírito dependem do equilíbrio entre as duas forças.

Benefícios da Macrobiótica
A Macrobiótica apresenta benefícios inegáveis para o bem-estar e saúde do corpo humano. Por ser pobre em gorduras saturadas, calorias e rica em fibras pode reduzir o risco de obesidade, prisão de ventre, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial e em alguns tipos de cancro. É igualmente uma maneira eficiente de se alcançar maior tranquilidade, paz e harmonia.


Em suma podemos concluir que a saúde está ligada aos hábitos alimentares de cada um. Se optarmos por seguir uma alimentação baseada na filosofia Macrobiótica, o nosso corpo terá a possibilidade de se restabelecer aos poucos, alcançando um temperamento e comportamentos mais positivos e consequentemente uma melhor qualidade de vida.


Importa referir que esta breve introdução à Macrobiótica não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu