RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Homeopatia

O que é a Homeopatia?

A Homeopatia é o nome que foi atribuído a uma terapia no final do século XVIII por Samuel Christian Hahnemann.
Hahnemann baseava-se no principio de que aquilo que provoca a doença pode ser também a cura. (Este encarava a doença como um sinal de desarmonia ou desequilíbrio do corpo.)

Como actua?

Tendo como base esta convicção, este utilizava remédios homeopáticos especiais, que na verdade são doses altamente diluídas de substâncias naturais, que numa dose mais forte acabariam por provocar realmente a doença em pessoas saudáveis.
Quando lhes era administrada estas substâncias homeopáticas em pessoas saudáveis, estes tinham pequenos sintomas, facto que os homeopatas consideravam benéficos, já que são meios de o corpo poder combater a doença.
Quanto maior fosse a semelhança entre os sintomas provocados pela toma do remédio e a doença propriamente dita, maior seria a eficácia do remédio no combate da mesma. Isto acontece devido ao facto de que quanto mais vezes uma dose for diluída, maior será o seu efeito, já que os remédios homeopáticos são preparados de acordo com um processo especial que os reforça de cada vez que são diluídos.

Esta terapia é útil...

A Homeopatia é muito útil para qualquer tipo de pessoas, desde crianças a idosos.
Esta funciona igualmente como uma alternativa eficaz para pessoas que não se queiram sujeitar aos medicamentos farmacêuticos ou a pessoas que não os podem tomar devido aos seus inúmeros efeitos colaterais.

Em suma, a Homeopatia baseia-se no facto de que basta expor o corpo a uma determinada substância para estimular nele as suas defesas contra essa doença.

Importa referir que esta breve introdução à Homeopatia não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu