RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Conselhos práticos 
Quando cozinhar feijões, adicione uma alga kombu no início da cozedura e gengibre fresco ralado no final, de forma a evitar a formação de gases intestinais.
Se está preocupado com a osteoporose, aqui ficam alguns conselhos: ande a pé todos os dias, apanhe sol, consuma alimentos com estrogénios naturais (derivados de soja, batata doce, produtos vegetais em geral); para ter cálcio não é necessário beber leite ou comer lacticínios – vegetais verdes, oleaginosas, sardinhas e outros peixes contêm igualmente uma grande quantidade de cálcio.

Chá de artemísia bebido em jejum melhora a prisão de ventre.

O sabor amargo fortalece o coração – utilize regularmente agrião, grelos, nabiças, rama de nabo, sementes de sésamo, sementes de girassol.

O sabor ácido melhora o fígado: utilize regularmente como tempero vinagre de arroz ou sumo de limão e consuma pickles; evite no entanto, alimentos demasiado ácidos, como vinagre de vinho.

O pepino cru ou cozinhado, induz a formação de urina e é benéfico para alguns problemas de estômago.

O trigo-serraceno é o melhor cereal para obter energia e vitalidade sexual e melhora a hipertensão.

Para qualquer tipo de dor de cabeça aplique uma toalha bem quente nos dedos dos pés; como variação, pode mergulhar os pés em água quente salgada.

O consumo regular de abóbora melhora o funcionamento do pâncreas e do estômago. Abóbora cozinhada com feijão azuki é excelente para os diabetes.

Esfregue a cana do nariz – melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas.

Para as hemorróidas massajar a zona afectada com óleo de sésamo 2 a 3 vezes por dia.

Sumo de nabo adoçado com malte de arroz é um excelente xarope para a tosse.

Esfregue os calos com casca de laranja durante uns minutos ou aplique a parte branca da casca da banana durante umas horas.

Se deseja dissolver mucos nos seios perinasais (sinusite), evite o uso de lacticínios e açúcar e coma regularmente cebola crua picada, temperada com um pouco de ameixa umeboshi.

Fale com o seu dentista de forma a tratar as cáries com derivados de cerâmica, e não com amálgamas à base de mercúrio. O mercúrio é um metal extremamente tóxico ao qual algumas pessoas são particularmente susceptíveis.

(Por: Prof. Francisco Varatojo)

Retirado de Agenda Natura

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu