RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
5 HTP 

Introdução

O 5 HTP é um neurotransmissor que faz parte integrante de uma cadeia de interacções no cérebro que regulam o nosso humor e padrões de sono. Este é um percursor directo de seretonina e melatonina que quando combinadas nas quantidades correctas mantêm em equilíbrio os nossos humores e horários de sono. O 5 HTP é conhecido como o suplemento nutricional mais antigo e eficaz para aumentar a seretonina e melatonina no corpo humano.
Este é extraído da semente da planta Griffonia Simplicifolia.
Enquanto o 5 HTP pode ser ingerido através de suplementos alimentares, o aminoácido que estimula a sua produção natural no corpo, triptofano, pode ser encontrado em diversos tipos de comida, como carnes vermelhas (porco, vaca e ovelha), aves (galinha e peru), animais marinhos (atum, salmão e camarão), assim como em inúmeros queijos, amendoins e cajus.

Principais indicações e utilidades

Diversos estudos sugerem que o 5 HTP pode ter efeitos positivos na redução dos níveis de ansiedade nos pacientes. Os resultados verificados em pacientes que sofreram depressões ligadas à redução dos níveis de serotonina e que tomaram este suplemento foram igualmente promissores.
Estudos com este suplemento demonstram igualmente uma redução nos episódios depressivos e poucos efeitos secundários em comparação com produtos químicos anti depressivos.
O 5 HTP poderá igualmente ajudar em problemas de insónias. Um estudo realizado demonstra que pacientes que sofrem de insónias e tomam este suplemento antes de dormir, conseguem adormecer mais rapidamente. Outro estudo concluiu que pacientes que tomam 5 HTP reduzem a longo prazo problemas de perturbações durante o sono. Melhorias significativas foram igualmente constatadas em doentes com problemas de dores de cabeça, enxaquecas e fibromialgias.
Um estudo realizado com crianças que sofriam periodicamente de dores de cabeça e que tomaram este suplemento tiveram uma redução de 70% no número de dores de cabeça.
Num estudo realizado em doentes com fibromialgia, metade destes constataram melhorias na intensidade da dor, sono e fadiga.
Finalmente, este suplemento alimentar poderá ser igualmente importante para tratar a obesidade. Um estudo realizado demonstrou que o 5 HTP reduz o apetite originando perda de peso.

Precauções

Pessoas que tomam actualmente medicamentos anti depressivos ou suplementos dietéticos para depressões não deverão começar a ingerir este suplemento sem supervisão médica adequada. O 5 HTP poderá ter efeitos aditivos com alguns anti depressivos.
Se tem um tumor cancerígeno fale com o seu médico antes de tomar este suplemento.
Ocasionalmente poderão ocorrer efeitos secundários com o uso deste suplemento, tais como náuseas, vómitos ou diarreias. Se algum destes problemas ocorrer, estes podem ser minimizados reduzindo a dosagem e posteriormente ir aumentando gradualmente a mesma. Tomar este medicamento durante as refeições poderá igualmente ajudar. Fale com o seu médico se estes efeitos secundários persistirem ou não desaparecerem.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento não deverá ser utilizado por crianças.
Consulte o seu farmacêutico sobre os suplementos alimentares que ingere.
Poderá ocorrer efeitos secundários ou interacções com outros produtos.

Importa referir que esta breve introdução sobre o 5 HTP não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu