RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Ácido Alfa-Lipóico 
Introdução

Muitos cientistas acreditam que o Ácido Alfa-Lipóico é um antioxidante importante. Uma das suas características mais importantes é o facto de ser simultaneamente liposoluvel e hidrosoluvel. Esta característica permite promover uma protecção mais alargada no corpo humano, facto que levou alguns cientistas a referirem-se ao Ácido Alfa-Lipóico como o antioxidante “universal”.
A carne vermelha é a melhor fonte dietética deste antioxidante. Quantidades menores estão presentes nas folhas de algumas plantas e em batatas, cenouras, inhames e batata-doce.

Principais indicações e utilidades

O antioxidante ALA promove protecção em todo o corpo. Pode igualmente facilitar a produção de energia nas células e aumentar a efectividade de outros antioxidantes.
O Ácido Alfa-Lipóico pode reduzir a toxicidade de metais tóxicos como o mercúrio, cádmio, chumbo, cobre, manganês e os iões de zinco.
O Ácido Alfa-Lipóico pode ter um papel terapêutico importante em indivíduos infectados com HIV, ajudando a suprimir as réplicas do vírus. O ALA pode igualmente contribuir para uma visão saudável e prevenir o aparecimento de cataratas e glaucomas nos diabéticos. Este ajuda igualmente o corpo a restabelecer os níveis recomendados de açúcar no sangue, enquanto trata alguns efeitos colaterais neurológicos da doença. Um suplemento de ALA pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da hiperglicémia. Auxilia igualmente no tratamento de envenenamentos ocorridos através da ingestão de cogumelos.
Estudos efectuados em animais concluem que este pode ter propriedades protectoras contra o processo de envelhecimento normal do coração.
O seu efeito antioxidante auxilia no combate a algumas complicações associadas à hepatite C. Três pacientes com esta doença tomaram uma composição de Ácido Alfa-Lipóico, selénio e silimarina e varias complicações com o fígado acabaram por desaparecer. Estes retomaram o seu trabalho, a sua vida activa diária normal, após este tratamento, referindo inclusive que se sentiam saudáveis evitando assim um transplante de fígado.
Um estudo realizado na Alemanha com nove pacientes conclui que o uso de ALA poderá ter benefícios na doença de Alzheimer. Durante 14 meses, pacientes com a doença de alzheimer tomaram 600mg de ALA obtendo no final melhorias significativas nos testes neuropsicológicos.
Alguns testes demonstram igualmente melhorias na memória de ratos quando o ácido de lipóico é administrado com o Acetil L-Carnitine.

Precauções

Este suplemento dietético é considerado seguro, quando usado de acordo com as dosagens recomendadas.
Este suplemento poderá baixar níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes ou hipoglicémia, pelo que deverá usar com precaução.
Poderão ocorrer efeitos colaterais com o uso deste suplemento, tais como erupções cutâneas da pele. Fale com o seu médico se estes efeitos colaterais persistirem ou se agravarem.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento alimentar não deverá ser utilizado por crianças com idade inferior a 10 anos.
Consulte o seu farmacêutico sobre os suplementos alimentares que ingere.
Poderão ocorrer efeitos secundários ou interacções com outros produtos.

Importa referir que esta breve introdução sobre o Ácido Alfa-Lipóico não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu