RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Alho 
Introdução

O alho ajuda a prevenir o cancro, assim como pode auxiliar a saúde de diversas formas. O que muitas pessoas não sabem porém, é que há alguma controvérsia sobre a forma mais eficaz de tomar o alho. Uma das maiores preocupações sobre este tipo de produto é saber se ainda continua activo (se contém todas as suas propriedades) quando chega à loja para ser vendido. É importante seleccionar um produto à base de alho que garanta potência. O alho cru é mais potente que o alho cozido porque o calor inactiva a enzima Aliinase. Esta enzima dá ao alho o seu odor e estimula a formação de Alicina, que os cientistas acreditam que pode ser a chave para as inúmeras propriedades benéficas à saúde.
Existem preparações à base de alho, sem o seu odor característico e que também fornecem Allinas, o precursor da Alicina. As Allinas são convertidas (até certo ponto) em Alicina no corpo sendo igualmente eficaz sem todo o odor.

Principais indicações e utilidades

A utilidade do alho para a saúde global está cientificamente provada. Muitos estudos sugeriram que o alho pode ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas, arteriosclerose e ataque de coração.
Estes benefícios são provavelmente devido à capacidade de reduzir o mau colesterol (LDL), os triglicéridos e aumentar o HDL denominado bom colesterol. Poderá igualmente auxiliar o sistema circulatório, diminuindo o risco de ataques de coração e tromboses.
Resumindo, alho é importante para o sistema cardiovascular já que desempenha uma função de antioxidante e previne ataques da arteriosclerose.
O uso do alho é igualmente importante no tratamento da tensão alta tanto em animais como seres humanos. Existem muitas razões para explicar o porque do alho baixar a pressão do sangue, contudo muitos peritos nesta área afirmam que deverão ser feitos mais estudos nesta área.
O alho demonstrou que poderá desempenhar um papel importante no tratamento e prevenção do cancro. Diversos estudos concluíram que culturas que utilizam mais o alho no seu dia a dia têm uma baixa taxa de risco de cancro.
Estudos científicos sugeriram que o alho pode inibir a formação da nitrosamina, reduzindo o papel desta no aparecimento do cancro.
Foram igualmente confirmadas as potencialidade do alho lutar e desintoxicar o corpo. Os componentes da Alicina e das Allinas poderão ter efeitos anti-infecciosos contra bactérias e fungos. A bactéria que provoca o aparecimento das úlceras pépticas é um exemplo de uma bactéria que o alho consegue combater. O alho poderá ajudar na desintoxicação de metais pesados do corpo, incluído o chumbo.
Finalmente, alguns estudos comprovaram que o alho envelhecido poderá proteger o fígado de químicos e drogas prejudiciais ao organismo.


Precauções

Este suplemento é considerado seguro quando é usado de acordo com a dosagem recomendada.
Não são recomendadas doses elevadas deste suplemento por um logo período de tempo.
Informa o seu médico sobre os suplementos alimentares que ingere.
Poderão existir interacções com outros produtos ou efeitos colaterais.
Este suplemento poderá causar a presença de um odor activo a alho, perturbações ou irritações estomacais e intestinais no começo do uso.
Fale com o seu médico se estes efeitos persistirem ou não desaparecerem.
Caso esteja grávida ou a amamentar informe o seu médico sobre a possibilidade de tomar este produto.
Até a data, a literatura médica não informou especificamente qualquer efeito adverso relacionado com o uso deste suplemento dietético em crianças. Considerando que as crianças podem ter alergias, este suplemento dietético não deverá ser usado em crianças com idades inferiores a 10 anos, salvo sob indicação médica.

Importa referir que esta breve introdução sobre o alho não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu