RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Aloé Vera 
Introdução

O Aloé Vera é uma planta suculenta, que se encontra em África e que é utilizada à séculos para fins medicinais. Podemos utilizar esta planta em inúmeras aplicações como feridas, queimaduras, fissuras e internamente como laxante. O gel extraído da folha do Aloé Vera contém propriedades que permitem curar a ferida, enquanto o suco amarelo e amargo contém um estimulante intestinal que pode funcionar como laxante.
Actualmente, o gel de Aloé Vera é incluído em muitos produtos de tratamento de pele e shampos, enquanto o suco é parte integrante de muitos laxantes.

Principais indicações e utilidades

O Aloé Vera é utilizado tanto internamente com externamente. Externamente, o gel é utilizado no tratamento de feridas traumáticas, lacerações, queimaduras, picadas, queimaduras solares, inflamações, eczemas na fase descamativa, ictiose, psoríase. É igualmente utilizado em conjuntivites e ulceras gastroduodenais. Tomado via oral, o gel ajuda a reduzir os sintomas de colites ulcerosas devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Internamente, o suco quando tomado em baixas doses aumenta as secreções (acção laxante) e a produtividade da bílis, provocando contudo em doses mais elevadas irritações na mucosa intestinal.
Os cientistas acreditam que o Aloé Vera estimula as defesas naturais do corpo humano, enquanto estimula a elasticidade que é responsável pela regeneração e manutenção da pele. Este contém igualmente minerais e vitaminas que são benéficas no tratamento de feridas, assim como propriedades anti-inflamatórias que poderão contribuir para a cicatrização da ferida.

Precauções

Devido ao seu efeito laxante, a sobredosagem do suco poderá provocar perda de electrólitos, acompanhada muitas vezes de diarreias hemorrágicas e cólicas. O contacto excessivo do gel com as peles sensíveis poderá provocar dermatites.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento alimentar não deverá ser utilizado por crianças com idade inferior a 18 anos.
Consulte o seu farmacêutico sobre os suplementos alimentares que ingere. Poderá ocorrer efeitos secundários ou interacções com outros produtos.

Importa referir que esta breve introdução sobre o Aloé Vera não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu