RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Magnésio 
Introdução

O Magnésio está envolvido em mais de 300 reacções de enzimas no corpo. Este é necessário para a transmissão dos impulsos nervosos, regular a temperatura, desintoxicar, produzir energia e formar dentes e ossos saudáveis. É igualmente vital para a saúde cardiovascular.
Algumas fontes ricas em Magnésio são as avelãs, castanhas, legumes, sementes de cereais e vegetais de folha verde escura.

Principais indicações e utilidades

O Magnésio está envolvido numa longa lista de funções do corpo. Inicialmente é utilizado no metabolismo dos carbohidractos, proteínas e gorduras. Posteriormente devido ao papel que desempenha na actividade das enzimas é envolvido na transmissão dos impulsos nervosos e na contracção dos músculos.
O Magnésio desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do coração e sistema cardiovascular. Este ajuda a dissolver o sangue, a relaxar os vasos sanguíneos e a diminuir o risco de ataques de coração. Reduz igualmente a pressão sanguínea.
Como desempenha um papel fundamental no metabolismo do cálcio, o Magnésio é importante para a saúde e para o desenvolvimento dos dentes e ossos. Este auxilia na manutenção e integridade dos ossos e ajuda no transporte do cálcio para o esmalte dos dentes, evitando assim a sua degradação.
O Magnésio serve de escudo em pelo menos 12 problemas de saúde. Este pode reduzir o risco do aparecimento de asma e é normalmente utilizado em tratamentos para asmáticos.
Como foi referido em cima, o Magnésio é utilizado para prevenir e tratar doenças cardiovasculares. Os suplementos à base de Magnésio podem aumentar o tempo de vida de doentes com problemas cardíacos e podem ajudar a baixar a pressão arterial.
O Magnésio é igualmente usado para auxiliar pessoas com diabetes, pedras no rim, osteoporose, síndroma pré-mestrual, câimbras musculares e dores de cabeça esporádicas. A sua capacidade de aumentar a produção de energia é utilizada pata tratar casos do síndroma de fadiga crónica.

Precauções

Este suplemento é considerado seguro quando é usado de acordo com a dosagem recomendada.
Informe o seu médico sobre os suplementos alimentares que ingere.
Poderão existir interacções com outros produtos ou efeitos colaterais.
Ocasionalmente poderão ocorrer efeitos secundários como diarreias quando são tomadas doses elevadas deste suplemento. Poderá ser necessário reduzir a dose a tomar. Fale com o seu médico se estes efeitos persistirem ou não desaparecerem.
Caso esteja grávida ou a amamentar informe o seu médico sobre a possibilidade de tomar este produto.
Até à data, a literatura médica não informou especificamente qualquer efeito adverso relacionado com o uso deste suplemento dietético em crianças. Considerando que as crianças podem ter alergias, este suplemento diatético não deverá ser usado em crianças com idades inferiores a 2 anos, salvo sob indicação médica.

Importa referir que esta breve introdução sobre o Magnésio não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu