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Cálcio 
Introdução

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Os homens saudáveis têm aproximadamente 2,5%, enquanto as mulheres têm aproximadamente 2% de cálcio no corpo.
Aproximadamente 99% do cálcio está concentrado nos ossos e dentes, ficando o restante 1% distribuído pelas células do corpo. Enquanto a principal função do cálcio é manter a estrutura do esqueleto saudável, o restante 1% serve para manter uma variedade de funções vitais do corpo a funcionar correctamente.
O leite e produtos derivados do leite são a principal fonte de cálcio para as pessoas. Legumes, brócolos, nozes e grãos inteiros são outra fonte importante deste material.

Principais indicações e utilidades

Como é do conhecimento da maioria das pessoas, o cálcio é vital para o desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis. O corpo necessita mais deste mineral em períodos de rápido crescimento, como infância, gravidez, lactação.
O cálcio também é necessário para uma grande variedade de funções. Pode iniciar as contracções dos músculos desempenhando um papel fundamental na manutenção de um batimento cardíaco saudável. Está igualmente envolvido no processo de coagulação do sangue.
A nível celular, o cálcio regula a passagem dos nutrientes e dos desperdícios pelas membranas das células. Está igualmente envolvido na regulação de várias enzimas que controlam as contracções dos músculos, a digestão das gorduras e o metabolismo. Finalmente o cálcio regula a transmissão dos impulsos nervosos.
Existem várias aplicações para o cálcio, como regular a pressão do sangue. Estudos sugeriram que este pode ser útil na prevenção do cancro colorectal no homem. Este pode igualmente reduzir os níveis de colesterol.
Ao reduzir a formação de pedras, os suplementos de cálcio poderão ser importantes no tratamento de pedras no rim. Este reduz drasticamente os sintomas do período pré-mestrual. Se o cálcio for tomado na 20ª semana de gravidez pode reduzir o risco de hipertensão.
O cálcio tem um papel importante na saúde dos ossos das mulheres no período pós-mestrual. Estudos concluíram que o cálcio pode atrasar, mas não parar completamente, a progressão da osteoporose. Estudos realizados sugeriram que a ingestão de suplementos de cálcio durante a menopausa é uma medida dietética prudente. Vários tipos e diferentes dosagens de cálcio, pó de leite com altos teores de cálcio e pó de casca de osso de galinha demonstram que podem abrandar o desgaste dos ossos durante o período pós-menopausa.

Precauções

Este suplemento alimentar é considerado seguro quando usado de acordo com as suas directrizes.
Informe o seu médico sobre os suplementos alimentares que ingere. Poderão ocorrer interacções com outros produtos ou efeitos secundários.
Se tem problemas de pedras no rim, fale com o seu médico antes de tomar este suplemento.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento alimentar não deverá ser utilizado por crianças com idade inferior a 2 anos.

Importa referir que esta breve introdução sobre o cálcio não substitui uma consulta a livros da especialidade.

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