RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Equinácea 
Introdução

O efeito estimulante que a Equinácea provoca no sistema imunitário tornou-a numa das plantas mais conhecidas do mundo. A sua capacidade de aumentar as defesas naturais do corpo e utilizá-las para combater resfriados, gripes, entre outras está comprovada. Esta planta é igualmente utilizada externamente para tratamento de feridas, contendo propriedades antibacterianas e antifúngicas.
A Equinácea deverá ser usada durante pequenos períodos ou é seguro usá-la durante longos períodos de tempo? Esta questão tem sido debatida há algum tempo. Jurcic e os seus colegas publicaram um trabalho sobre esta matéria. Estes referem que a utilização desta planta por períodos superiores a 5 dias atenua o efeito da mesma. Isto é, o aumento da actividade do sistema imunitário é atenuado regressando a valores semelhantes aos registados antes da utilização da Equinácea, levando a concluir que esta perde o seu efeito após uma utilização prolongada. Contudo um estudo recente revela que os níveis de actividade do sistema imunitário só começam a decair quando é interrompida a toma do suplemento. Vários estudos realizados concluíram a segurança da utilização da Equinácea durante longos períodos de tempo. Foi realizado um estudo durante 8 semanas que não revelou efeitos secundários significativos entre um grupo que tomou Equinácea e outro que não tomou qualquer substância. Outro estudo realizado durante 12 semanas concluiu que os efeitos secundários são pouco significativos, restringindo-se fundamentalmente a um gosto desagradável.
A segurança da Equinácea por períodos superiores a 12 semanas não foi avaliada.

Principais indicações e utilidades

A Equinácea é importante para o sistema imunitário. Um estudo realizado em ratos concluiu que as raízes da equinácea purpurea, echinácea palida e equinácea angustifolia aumentavam significativamente o processo de fagocitose. A fagocitose é um processo no qual uma célula do sistema imunitário “come” uma célula desconhecida, como bactérias ou vírus. A equinácea activa e aumenta a actividade dos glóbulos brancos e das células do sistema imunitário. As células dão resistência a várias patologias e impedem o desenvolvimento das artrites, alergias e outras potenciais doenças. A Equinácea contém arabinogalactano que aumenta a actividade de outros elementos do sistema imunitário incluindo interferões, factores de necrose tumoral e interleucina.
Foram realizados vários estudos durante os últimos anos para avaliar a eficácia das preparações à base de equinácea no tratamento das infecções respiratórias.
Estes concluíram que esta planta tem um contributo importante no tratamento deste tipo de patologias.
Outro estudo demonstrou que a equinácea é um antioxidante. Estudos realizados em animais indicaram existir propriedades antiinflamatórias na raiz da equinácea angustifolia. Esta planta exerce uma grande actividade antimicrobiana em bactérias, fungos e vírus.

Precauções

Este suplemento é considerado seguro quando é usado de acordo com a dosagem recomendada.
Informe o seu médico sobre os suplementos alimentares que ingere. Poderão ocorrer interacções com outros produtos ou efeitos colaterais.
As reacções alérgicas que poderão ocorrer são erupções cutâneas da pele, ataques de asma, anafiláticos e reacções alérgicas que poderão colocar em risco a vida.
Fale com o seu médico se tiver a respiração muito rápida ou irregular, erupção cutânea da pele e alergias.
Se tiver alguma doença ou infecção nos rins não utilize este suplemento por mais de 10 dias. Se tiver o sistema imunitário debilitado fale com o seu médico antes de tomar este suplemento.
Caso esteja grávida informe o seu médico sobre a possibilidade de tomar este produto.
Até à data, a literatura médica não informou especificamente qualquer efeito adverso relacionado com o uso deste suplemento dietético em crianças.
Considerando que as crianças podem ter alergias, este suplemento dietético não deverá ser usado em crianças com idades inferiores a 10 anos, salvo sob indicação médica.

Importa referir que esta breve introdução sobre a Equinácea não substitui uma consulta a livros da especialidade.


2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu