RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Acetil-L-Carnitina 
Introdução

O Acetil-L-Carnitina (ALC) é um éster do aminoácido L-Carnitina. Este é produzido naturalmente no corpo humano, sendo as maiores quantidades produzidas nos músculos, cérebro e testículos. O ALC é utilizado para retardar e reverter, embora parcialmente, o nervo e a deterioração do cérebro, sintomas associados ao processo de envelhecimento.

Principais indicações e utilidades

O Acetil-L-Carnitina apoia a função cerebral, melhorando a memória, a concentração e o desempenho mental. Este é igualmente importante na produção e libertação de um neurotransmissor vital do cérebro, denominado Acetilcolina. O ALC auxilia o sistema reprodutor do homem, assim como melhora a transmissão de energia entre as células.
O ALC foi estudado devido ao seu elevado potencial no tratamento de vários problemas.
Diversos estudos realizados revelam um aumento da memória, quando associamos o ALC ao Ácido Lipóico e uma redução na progressão da doença de Alzheimer. Contudo existem igualmente outros estudos que concluem que doentes com Alzheimer tratados durante um ano com ALC tiveram poucos benefícios.
O ALC pode também ter um papel importante no alcoolismo. Estudos realizados com animais revelam que o Acetil-L-Carnitina poderá proteger as células dos malefícios do álcool. Outros estudos revelam que o ALC reduz o aparecimento de tumores associados ao deixar de beber, sugerindo igualmente que pode ser útil no tratamento da dependência do álcool.
Investigadores concluem igualmente que o ALC contribui na redução do cansaço. Em pacientes com idade mais avançada, o ALC foi usado para tratar depressões e melhorar a qualidade de vida. O ALC foi igualmente utilizado com resultados positivos no tratamento da deterioração do sistema nervoso associado aos diabetes.
Finalmente, o ALC pode ter um papel benéfico na redução do desenvolvimento de cataratas e mostrou resultados positivos na doença de Peyronie.

Precauções

A sobredosagem deste suplemento poderá provocar náuseas e vómitos. Poderá ocorrer insónias caso seja ingerido antes de dormir. No caso destes efeitos secundários persistirem deverá consultar o seu médico.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento alimentar não deverá ser utilizado por crianças com idade inferior a 10 anos.
Consulte o seu farmacêutico sobre os suplementos alimentares que ingere. Poderão ocorrer efeitos secundários ou interacções com outros produtos.

Importa referir que esta breve introdução ao Acetil-L-Carnitina (ALC) não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu