RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Beta-Caroteno 
Introdução

O Beta-Caroteno pertence a um grupo de combinações de plantas denominado carotenóides. É através destes pigmentos que as frutas obtêm a coloração vermelha, amarela e laranja. O Beta-Caroteno é o carotenóide mais abundante em comidas humanas e é considerado muito importante para os seres humanos. As enzimas presentes nos intestinos também convertem, sempre que necessário, o Beta-Caroteno em vitamina A. O Beta-Caroteno está presente exclusivamente em plantas (frutas e legumes) comestíveis. Legumes verdes, cenouras, batata-doce, abóbora, espinafres, agriões, pêssegos e pimentos são exemplos de vegetais com grandes quantidades de Beta-Caroteno.

Principais indicações e utilidades

Além de ser um percursor para a vitamina A, o Beta-Caroteno é um antioxidante muito importante para prevenir danos no corpo provocados pelos radicais livres. Este é igualmente importante no combate a diversas doenças, tais como os níveis altos de colesterol.
O reforço da dosagem administrada de Beta-Caroteno poderá reduzir a toxicidade dos tratamentos de quimioterapia em crianças.
Foi realizado um estudo com 158 pessoas que sofriam de cataratas. Estas tomaram diariamente durante 3 anos uma composição de beta-caroteno, vitamina C e vitamina A. Os resultados demonstraram que a composição administrada retardou a progressão da doença.
Continua a existir uma grande controvérsia sobre o papel do Beta-Caroteno nos diferentes tipos de cancro. A história revela uma relação inversa entre o Beta-Caroteno e o cancro.
Diversos estudos realizados recentemente revelam que o Beta-Caroteno é determinante no aumento do risco da ocorrência de cancro no pulmão. Novas conclusões foram retiradas referindo que os fumadores deveriam evitar suplementos de Beta-Caroteno.
O Beta-Caroteno também pode aumentar a imunidade, impulsionando a actividade de determinados agentes “lutadores” do corpo humano. Pode igualmente auxiliar pessoas que sofram de desordens genéticas e protoporfíria eritropoiética, doença que torna as pessoas sensíveis à luz solar.

Precauções

Ocasionalmente devido a uma dosagem elevada deste suplemento, poderá surgir na pele uma pigmentação alaranjada. Poderá ser necessário reduzir ou eliminar a utilização deste suplemento, para eliminar este efeito secundário. Informe o seu médico se estes sintomas se agravarem ou não desaparecerem.
Os suplementos alimentares não deverão ser utilizados durante a gravidez ou amamentação.
Salvo sob indicação médica, este suplemento alimentar não deverá ser utilizado por crianças com idade inferior a 2 anos.
Consulte o seu farmacêutico sobre os suplementos alimentares que ingere.
Poderão ocorrer efeitos secundários ou interacções com outros produtos.

Importa referir que esta breve introdução sobre o Beta-Caroteno não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu