RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
 
Shiatsu

O que é o Shiatsu?

O Shiatsu é uma terapia oriental de reequilibrio físico e energético.
A palavra Shiatsu significa “pressão dos dedos”, apesar de nesta terapia se utilizarem também as palmas das mãos, joelhos, cotovelos e antebraços, contudo os polegares são os mais utilizados.

Em que consiste?

Esta terapia tem como instrumento principal de trabalho os polegares (entre outros, tal como foi referido em cima) e consiste no pressionar de vários pontos e áreas da pele, conhecidos como meridianos. Estes pontos são os mesmos utilizados na terapia Acupunctura. Devido a esse facto, o Shiatsu é frequentemente designado como uma massagem de digitopressão. Estas 2 terapias, Shiatsu e Acupunctura, têm como objectivo comum a melhoria do estado de saúde através do estimulo da corrente de energia chi e ki.

O Shiatsu é útil para...

Dos inúmeros benefícios que o Shiatsu apresenta para o nosso organismo, podemos destacar o regular das funções do sistema nervoso, melhoria do sistema circulatório, facilita as funções do sistema digestivo, flexibiliza o sistema muscular e a pele, ajuda na recuperação do equilíbrio do sistema ósseo. Esta terapia ajuda igualmente pessoas que sofram de dores de cabeça, enxaquecas, stress, depressões, insónias, entre outros.

Podemos concluir referindo que o Shiatsu é uma terapia que consiste em massagens simples e directas que servem para revitalizar o corpo e aliviar a dor. Trata-se de uma técnica segura e eficaz de caracter meramente preventivo.

Importa referir que esta breve introdução ao Shiatsu não substitui uma consulta a livros da especialidade.

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu