RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
Truques contra a queda do cabelo
Cuidados diários e alguns truques caseiros podem contribuir para saúde capilar, nomeadamente combatendo a queda de cabelo, quer no homem quer na mulher.

Champô adequado

O cabelo deve ser lavado com a frequência e o tipo de champô adequados ao tipo de cabelo – normal, oleoso, fino, etc.. Não é verdade que lavá-lo diariamente favoreça a queda; a única precaução a adoptar é não o fazer com o gele do duche, pois a sua composição não é adequada e pode prejudicá-lo.

Danos inconscientes

Não abuse dos penteados que exercem tensão no cabelo, como tranças ou rastas. Procure não o ter apanhado. Se o fizer, não o use muito puxado, porque reduz a força das raízes. Também não utilize gorros que não permitam uma transpiração correcta, como os forrados a poliéster.

Mineralize-se

Siga uma alimentação que lhe garanta o fornecimento de minerais como o cobre, que se encontra nos cereais integrais, frutos secos e legumes; o ferro, que protege contra a anemia, as infecções e a debilidade e que se encontra no marisco, gema de ovo, leguminosas e soja; e o zinco, que é indispensável para a síntese da queratina e podemos encontrá-lo nos lacticínios, peixe, marisco e cereais.

Vitamina B

Consuma alimentos riscos em vitaminas do complexo B, que estimulam o crescimento do folículo piloso e fortalecem a qualidade do cabelo. Encontra-se na geleia real, levedura de cerveja, carnes vermelhas e gema de ovo, cereais integrais, soja, marisco e amendoins.

Estímulos benéficos

Friccionar o couro cabeludo, mediante uma massagem capilar, estimula a circulação e proporciona um relaxamento instantâneo que afasta o stress. Deite-se de barriga para baixo, respire fundo e massaje a zona das cervicais, pressionando ligeiramente com a ponta dos dedos. Depois, realize círculos na zona inferior da cabeça. Ascenda por trás das orelhas para as fontes e continue massajando em círculos. Mova as mãos até ao alto da cabeça e insista durante uns minutos.

Loção de Urtiga

Uma planta tradicionalmente usada para combater a alopecia é a urtiga. Pode elaborar a sua própria loção caseira, para usar várias vezes por semana ou, inclusive, diariamente. Num litro de água, acrescente 100 ml de vinagre e coza, juntamente com 250g de urtigas frescas cortadas em pedaços. Após meia hora, filtre o líquido e utilize-o como loção, a aplicar com uma massagem depois de lavar o cabelo.

Óleo de amêndoas e oliveira

Os óleos vegetais puros de amêndoa e oliveira também previnem a queda do cabelo. Aplique-os madeixa a madeixa, por todo o cabelo e enrole-o numa toalha quente, durante uma hora; em seguida, lave. Faça este tratamento uma vez por semana. Também se pode acrescentar alecrim, que activa a micro circulação; ou salgueiro, que facilita o crescimento.

Aproveite as plantas

Se deseja um aporte extra de substâncias benéficas, recorra às cápsulas de alfafa e cavalinha. A primeira contribui para fortalecer o cabelo sem brilho, frágil ou com as pontas espigadas. A segunda é um remineralizante natural, que ajuda nos momentos de fadiga ou stress.

Perante casos de queda ligeira

Nos casos ligeiros de queda capilar, existem alguns tratamentos estéticos. Os mais eficazes são a mesoterapia capilar, que consiste em aplicar directamente sobre o couro cabeludo vitaminas e substâncias que fortalecem a estrutura capilar e aumentam a hidratação; e o laser, que reduz a queda progressiva e aumenta a irrigação dos folículos.

Micro-enxertos

Para os casos graves, praticam-se micro-enxertos, que consistem em extrair os cabelos da zona da nuca e inseri-los progressivamente na zona calva. O novo cabelo não cai, porque foi retirado de uma zona geneticamente programada para não ficar calva. A intervenção realiza-se com anestesia local e cada sessão dura entre duas e quatro horas.


Artigo publicado na SAÚDE E BEM-ESTAR nº 169 / Maio 2008



Mais notícias

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu